KEROUAC QUEM DISSE

kerouac

Percebi que eram essa fotografias que nossos filhos olhariam algum dia com espanto, pensando que seus pais tinahm vividos vidas ordeiras e tranquilas e acordavam de manhã para percorrer orgulhosamente as calçadas da vida, sem jamais sonhar com a loucura esfarrapada e a balburdia, de nossas vidas reais, de nossa noite real, o inferno disso, a estrada do pesadelo sem sentido. Escândalos denunciam o mundo, os filhos jamais sabem.

On the Road

“Qual a sua estrada homem?” — a estrada do garoto místico, a estrada do homem louco, a estrada do arco-iris, a estrada dos peixes, qualquer estrada. Há uma estrada em qualquer lugar para qualquer pessoa em qualquer circunstancia.

On the Road

Quando fechava os olhos tudo que via era a estrada desdobrando-se debaixo de mim. Quando os abria podia ver sombras fugazes das árvores deslizando pelo chão do carro. Não havia escapatória.

On the Road

 

(…) mas a maior parte do tempo ficamos sozinhos, misturando nossas almas cada vez mais, cada vez mais, até que seria terrivelmente difícil dizer adeus

On the Road

Que sensação é essa quando você está se afastando das pessoas e elas retrocedem na planície até você ver o espectro delas se dissolvendo? — é o vasto mundo nos engolindo, é o adeus.

On the Road

 

… a inteligência de Dean era muito mais brilhante, formal e completa, sem nada daquela intelectualidade tediosa.

On the Road

Na verdade, voando em silêncio em volta da minha cabana iluminada ás 3 da manhã enquanto leio (imagine só) (calafrio) O médio e o monstro – Talvez não seja nenhuma surpresa dizer que eu mesmo fui da serenidade de Jekyl á histeria de Hyde no breve intervalo de seis semanas, perdendo totalmente o controle dos mecanismos de paz da minha mente pela primeira vez na vida.

Big Sur 

É hora de refletir e observar e de se manter concentrado no fato de que afinal, toda a superfície do mundo que nós conhecemos vai acabar soterrada pela poeria de um bilhão de anos… Sim, mais solidão então.

Big Sur

A sabedoria é só um outro jeito de fazer com que as pessoas adoeçam.

Big Sur

A felicidade consiste em compreender que tudo é um grande e estranho sonho

Viajante Solitário

Ás vezes eu gritava perguntas ás rochas e ás árvores e través dos desfiladeiros, ou cantava como um tirolês. – “O que significa o vazio?” A resposta era o silêncio perfeito, e então eu entendia.

Viajante Solitário

Nenhum homem deveria passar pela vida sem experimentar pelo menos uma vez a saudável e até aborrecida solidão em um lugar selvagem, dependendo exclusivamente de si mesmo e, com isso, aprendendo a descobrir sua verdadeira força oculta.

Viajante Solitário

Percebo que não importa onde eu esteja, seja em um quartinho repleto de ideias ou nesse universo infinito de estrelas e montanhas, tudo está na minha mente. Não há necessidade de solidão. Por isso, ame a vida pelo que ela é e não forme ideias preconcebidas de espécie alguma em sua mente.

Viajante Solitário

Quem me dera ser o mais divino trocadilhista para dizer como os ventos frios sopram com um golpe ligeiro da minha cabeça nesse implacável hospital inóspito chamado terra.

Visões de Gerard

Todas as criancinhas do mundo continuam aparecendo depressa em todas as grandes festas que só mudam aos poucos com o passar do tempo,mas a qualidedade da luz dos olhos se reverte com monotonia – Sementes,  sementes, as sementes plantadas em toda parte dando o fruto da roca, vivendo apenas para morrer –  As festa não tem graça quando você sabe

Visões de Gerard

“E o tempo diz vá embora -“

Visões de Gerard

Que Deus abençoe a minha alma, mas a morte é o único assunto decente, já marca o fim da ilusão e do delírio

Visões de Gerard

“Os passarinhos foram embora junto com ele!”

Ou como eu diria, “Era ele”

Visões de Gerard

A história do homem
Me deixa doente
Por dentro
Por fora
Eu não sei por que
Algo tão condicional
E toda a conversa
Pode me machucar muito.

Estou ferido
Estou com medo
Eu quero viver
Eu quero morrer
Eu não sei
Para onde me virar no vazio.

Bowery Blues
Você já disse isso tudo.
-Claro que eu disse isso tudo.
O que você quer?
-Quero estar em chamas.
Por quê?
-Porque sou inflamável. Eu
sou sério.
Você já disse isso tudo –
Claro que já disse isso tudo.
Você não sabe o que quer,
E diz que a vida não é suficiente.
Então o que é suficiente?
Sentir – ou eu morro.
O que irá sentir?
Chamas.
Então vá em frente e queime.
Mas a vida não está em chamas.
Então morra.
Corporeamente?
Sim, Petulância.
Diários de Jack Kerouac
A experiência da vida é uma série regular de desvios que acabam resultando em um círculo de desespero. (…) entretanto, a linha reta apenas levaria você direto para a morte.
Diários de Jack Kerouac. 1947-1954
Anúncios

One thought on “KEROUAC QUEM DISSE

Marujo, deixe seu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s