Debaixo D'agua · Textos

O privilégio de dizer que a sua faculdade não serviu pra nada

Escuto bastante o seguinte discurso “minha faculdade não serviu pra nada”, talvez você já tenha escutado algo parecido, talvez não, mas decidi organizar e colocar no papel alguns pensamentos que tenho sobre a questão de fazer faculdade e adultices em geral.

Geralmente, as pessoas entram na faculdade depois do ensino médio, ou seja com cerca de 17 – 19 anos. Até então sua vida seguia um rumo padrão de ir para a escola, ter férias em julho e coisas do tipo então é normal pensar que a vida é simples, vemos “claramente” o caminho que é certo, o caminho que é errado. Afinal, estamos a anos sendo guiados por professores e uma família que mostra que basta você seguir o caminho certo que tudo dará certo.

Ninguém te avisou que crescer e ser adulto pode ser difícil, chato e cheio de escolhas não é? Então pode ser um choque muito grande entrar em um ambiente como faculdade, um local CHEIO de diversidade,  coisas novas, discussões, e diferente do que vocês esperava, afinal, sua ansiedade não diminui, não é do dia para a noite que você encontra a sua vocação e a mundo não fica azul.

O que eu acho mais importante de fazer faculdade (ou não fazer) é essa fase de maturação em que percebemos que o mundo é mais imenso, que nossa opinião pode estar errada. Você não precisa fazer uma faculdade para passar por isso, basta sair da rotina de colégio que o mundo se abre, queira você ou não.

Mas vamos supor que você entrou na faculdade, já é uma pessoa um pouco crescidinha e teve 4 anos de estudos e de repente você me diz que aqueles 4 anos foram totalmente inúteis e que você não aprendeu nadinha na faculdade. Eu realmente não consigo acreditar, ainda mais que eu escuto isso de pessoas que já estão se encaminhando para a sua área, e mostram que aprenderam coisas incríveis, mas então por que elas dizem isso?

Talvez seja porque a faculdade é superestimada, as escolas, professores e pais nos ensinam que se você fizer uma boa faculdade sua vida estará resolvida. Lembro de quando tinha os meus 15, 16 anos e era cheia de crises, mas bastava pensar que quando eu fizesse faculdade minha vida estaria em ordem que eu me acalmava um pouco.

Ah, Stephany jovem, você era tão inocente. Faculdade te dá algumas ferramentas, algumas opções a mais, uma visão, mas não te ensina a viver a vida, superar  crises e todos os problemas que a vida adulta traz, mas é um local para você conseguir conhecimento especifico e muitas vezes nem isso.

Claro que, a questão da faculdade vai muito além de fazer ou não, as faculdades fazem parte de uma organização de ensino falha e podem ser vistas até como comércio. Vamos pensar um pouco nas faculdades federais/estaduais e etc, vocês já pararam para pensar o que acontece com as pessoas que querem fazer um curso superior e não passam no vestibular?

Elas podem fazer uma faculdade privada, que em muitos cursos e aspectos é um pouco menosprezada, mas é uma opção para quem tem condições. Elas podem fazer um cursinho, estudar novamente para tentar e quem sabe entrar no ano seguinte, mas essas duas opções exigem algo que pode não rolar para diversas pessoas: dinheiro.

Então muitas vezes a opção é cair na vida e trabalhar ou ficar sem fazer nada, e isso é algo bem complicado quando você pensa que pessoas que realmente queriam estar estudando e não podem. Chegamos a um ponto: cursar uma faculdade é um privilégio.

Então esses discurso que sua faculdade não valeu de nada atinge pessoas que almejavam cursar uma faculdade e mais ainda atinge os adolescentes que ainda irão começar essa outra fase da vida, ouvir algo como isso é desmotivador e acho que as pessoas nunca devem ser desmotivadas se elas buscam conhecimento.

O que precisa mesmo é desconstruir o conceito de que a faculdade vai arrumar toda a sua vida, que a faculdade irá te ensinar a ser um bom adulto, a faculdade te dará trabalho. Não mesmo, nossas perguntas fundamentais dificilmente encontrarão respostas dentro da sala de aula, mas são ferramentas, opções e visões, é um curso e talvez a sua faculdade não cumpra o que promete e assim não passa o ensino corretamente, mas é um pouco inviável você negar todo o tempo de estudo pois você teve a oportunidade de conhecer outras pessoas, explorar e ter um pequeno guia durante mais alguns anos na vida.

Então dizer que sua faculdade não te ensinou nada é quase como negar aqueles anos que você viveu, dizer que o dinheiro que papai e mamãe investiram em você foi para o lixo, dizer que a vaga que você conseguiu no vestibular não valeu de nada. Vamos aproveitar um pouco mais as nossas oportunidades e fazer criticas embasadas e construtivas em cima do ensino superior que é cheio de  problemas sim, mas esse discurso raso acaba simplesmente desmotivando.

Gostaria só de lembrar que isso é apenas um recorte de uma pessoa que estudou a vida toda em ensino particular e que tem sérias questões pendentes no quesito faculdade, seria ótimo discutir isso de uma forma mais abrangente.

Anúncios

Marujo, deixe seu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s