Resenhas

Tristezas e azares não tem fim, a série de livros sim- Resenha de “Desventuras em série “

Resenhar os livros de Desventuras em série  um de cada vez não faria muito sentido. A verdade é que eu acabaria por bombardear os leitores com os famosos spoilers.  Portanto, aqui vai uma análise geral dos temas, nuances e complexidade dessa série de livros não tão infantil.

Os livros são cobertos de referências literárias clássicas e dramáticas e o sabor agridoce e tristonho da série é eterno. Antes de pensar se vale a pena adquirir os livros, seria bom se ater a esses princípios. Os livros são bem escritos e inteligentes, apesar de eu ter me irritado bastante com o “teatrinho” do autor/narrador, que é personagem presente na história e que passa a saga inteira insistindo para que o leitor abandone o livro e pare de ler sobre tais desgraças. Nas primeiras três vezes era passável, depois disso, enjoa.

Apesar dessa repetição da inevitabilidade do sofrimento, e da chatíssima repetição de “afaste-se dos livros”,  o narrador torna a história interessante, em diversos momentos, por sua forma de apresentar o próximo livro e pelas dicas e referências de uma história paralela que ocorre com ele, durante a história principal.

Nos voltando para os verdadeiros protagonistas,os irmãos Klaus, Sunny e Violet Baudelaire,  e para a história central, admito: não há muito o que criticar. Os livros são cheios de mistérios e informações vagas, o que dá o clima certo par ao tipo e história a ser contada. Os personagens coadjuvantes, vilões e aliados, são todos bem produzidos, apesar de alguns exageros acabarem por se tornar caricaturas.

Além da narrativa interessante e alongada, com alternância entre momentos sutis e a comédia estapafúrdia, os temas principais destes livros, no quesito “lições de vida”, são bastante interessantes. Em desventuras em série, a leitura, a pesquisa e a especialização em alguma área do conhecimento são essenciais, são aquilo que torna as pessoas melhores. Todos os grandes heróis são leitores, e não por acaso. Desventuras em série passa uma mensagem de que a vida não é justa ,de que temos de nos conformar e tentar ser pessoas melhores, e que nunca devemos para de buscar conhecimento, mas de uma forma menos “auto-ajuda” do que esta minha frase piegas.

Desventuras em série é uma série de livros curtos (cada um tem em torno de 100 páginas) , misteriosos, tristes e interessantes. É um bom entretenimento para crianças, adolescentes ou adultos e, apesar de por vezes os livros se tornarem maçantes, vale a pena ler até o final.

Anúncios

Marujo, deixe seu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s