Resenhas

Ponto de Vista: Resenha de “Fim de uma Viagem”

Um evento peculiar sempre prende nossa curiosidade, em maior ou menor grau. Seja a escolha aleatória de um livro por uma simples sinopse ou pessoas incendiando jipes do exército, eventos peculiares se distribuem no infinito e se entrelaçam sempre de maneira interessante para quem sabe observá-los (os eventos e os entrelaces).

Basicamente, é disso que se trata Fim de Uma Viagem, do alemão Heinrich Böll. Esse livro escrito em 1966 faz parte da coleção “Mestres da Literatura Contemporânea” de 100 volumes, pela editora Record, e conta com um monte de Mestre e alguns ilustres desconhecidos. Quando tivemos acesso (em um Troca-Livros) à essa coleção, colocamos as mãos em todos que nos chamaram a atenção pela sinopse. E o livro de Böll foi um deles.

Títulos da Coleção

Em um pequeno vilarejo alemão no pós-guerra, pai e filho (Johann e George Gruhl) colocam fogo em um jipe do exército e sentam-se em frente ao seu feito, cantando e fumando cachimbos. São presos e levados à julgamento. O dia do julgamento é a narrativa do livro. E é uma narrativa deliciosa. Situados no pequeno distrito de Birglar, todas as testemunhas, réus, advogado, promotor e juiz se conhecem e isso dá margem pra que os depoimentos e inquéritos levem o maior clima de papo entre velhos conhecidos. A situação financeira deplorável – que beira o cômico – dos Gruhl, a fama de boa gente dos dois e a estranheza do caso constroem uma história muito curiosa e muito, muito bem amarrada.

Acho que para um livro importam, principalmente, dois aspectos: Uma história com um bom arco e uma narrativa agradável que nos leve ao fechamento desse arco. Ao longo dos intervalos e das divagações (dos personagens e do autor), se descobre tudo sobre o pequeno distrito e suas pequenas discussões. O jeito de contar histórias de Böll é fascinante. E tudo isso para nos explicar um caso que é a definição, mesmo no livro, de bizarro, que tem seu desfecho e explicação apenas no último depoimento.

heinrich-boll-4
Heinrich Böll

E é incrível.

Graças a essa coleção, é um título fácil e barato de achar. São raras as possibilidades de se envolver assim com um livro, é um evento bastante peculiar.

Anúncios

Marujo, deixe seu comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s